Introdução da consoante L
Proporcionar aos alunos, uma aprendizagem prazerosa por
meio de um trabalho interdisciplinar, que tem por base o brincar e as
atividades lúdicas, e que valoriza a relação existente entre a motricidade, a
mente e a afetividade, introduzindo a leitura de poesias, estratégia esta que
fará com que a criança desperte o gosto pela leitura, melhorando o vocabulário
e o aprendizado.
A cada atividade trabalhada estabelecer um diálogo com os
alunos sobre os objetivos que deverão ser trabalhados e estabelecer metas e
conclusões sobre as descobertas das atividades propostas
*Conversar com os alunos sobre a proposta das atividades do dia. ASSUNTO LETRA L
(LEÃO) Conhecimento prévio. Questionamento.
*Expor o cartaz com a poesia.LEÃO DE
VINICIUS DE MORAES. Fazer leitura conjunta;
O leão
Vinicius de Moraes
Leão! Leão! Leão!
Rugindo como um trovão
Deu um pulo, e era uma vez
Um cabritinho montês
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
Tua goela é uma fornalha
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda
Leão longe, leão perto
Nas areias do deserto
Leão alto, sobranceiro
Junto do despenhadeiro
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
Rugindo como um trovão
Deu um pulo, e era uma vez
Um cabritinho montês
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
Tua goela é uma fornalha
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda
Leão longe, leão perto
Nas areias do deserto
Leão alto, sobranceiro
Junto do despenhadeiro
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
*Pedir aos alunos que confeccione em
massa de modelar OS PERSONAGENS DA POESIA.
*Expor a letra da poesia; Montada com as modelagens confeccionadas pelas crianças.
*Fazer a leitura conjunta; Cantar com as crianças;
Filme: O rei leão
https://gublack.wordpress.com/tag/historia-o-rei-leao/
O filme passou nos cinemas em 1994 e começou a venda dos VHS em 1995.
Esse foi o desenho que mais teve bilheteria no Brasil, que foi mais vendido em VHS na história do cinema e foi traduzido em diversas línguas tenho que falar mais alguma coisa ?
Sim tenho, então vamos lá começando pela história.
A história é sobre Simba, filho de Mufasa, o rei leão. Como Simba sendo herdeiro de ser o novo rei, Scar seu tio invejoso começa a fazer um plano para matar Mufasa seu irmão e também fazer desaparecer seu sobrinho.
Bom o filme começa com Simba nascendo e sendo mostrado para todos da selva por Rafiki, o babuíno sábio. Com o passar do tempo Simba cresce e começa a procurar por aventura já que um dia ele vai sei o rei leão. Um dia ele tem a idéia de ir até o cemitério de elefantes e junto leva sua amiga Nala e Zazu (como um mordomo do rei leão), é quando são surpreendidos pelo trio de hiena Shenzi, Banzai e Ed, que estavam a mando de Scar para matar Simba, mas Mufasa aparece para salvar todos assim fazendo uns dos planos de Scar falhar.
Mas agora o Scar com ajuda das hienas fez a armadilha infalível,enquanto Simba brinca as hienas provocam um estouro de animais, Mufasa vendo seu filho em perigo vai resgatar ele. Mufasa consegue salvar Simba e salta em uma pedra e vai escalando, quando ele estar no alto da pedra Scar vem como se fosse ajudar mas ele joga Mufasa da pedra fazendo ele cair no meio do estouro, além do impacto no chão ao cai ele é pisoteado. Quando Simba vai ao seu pai e vê que ele está morto ele fica sem direção e novamente surgi Scar falando para ele fugir porque a morte de seu pai foi por sua culpa de estar brincando em lugares perigosos, assim Simba foge para fora das Terras do Reino .
Muito distante das Terras do Reino, Simba é encontrado quase morto por Timão e Pumba que ensinam para ele o que é o “Hakuna Matata” (sem preocupações).Assim Simba vai crescendo ao lado de seus amigos até ficar um leão adulto, mas um dia uma leoa tenta comer Pumba, então surge Simba para defender o amigo e durante a briga ele reconhece a leoa era a amiga Nala e acabão se apaixonando mas ela também fala para Simba voltar e reclama o trono como rei que é seu por direito porque Scar esta com uma tirania absurda, mas Simba não se importa muito. Rafiki encontra Simba e fala que o pai dele ainda exist, então das nuvens aparece Mufasa falando que Simba tinha que ser rei para tudo voltar ao normal.
Então Simba volta para as Terras do Reino e começa uma grande briga entre ele e Scar.
Simba dá um golpe em Scar que pede misericórdia e começa a por a culpa nas hienas, elas se vendo traída atacam Scar até a morte. Assim o reino volta a ser o que era com Simba sendo O Rei Leão e Nala a rainha. E o Filme Termina com a filha de Simba sendo mostrada para a selva por Rafiki.
Conversar sobre a não violência e a preservação do meio ambiente e principalmente dos animais.
*Montar junto com os alunos uma peça de teatro sobre o tema. Estimular os hábitos de responsabilidade e cooperação entre as crianças.
*Representar através de desenhos em quadrinho a história. Desenvolver a coordenação motora, o raciocínio
criativo e a inteligência das crianças;
Dinâmica
Imbube
é um dos termos do povo zulu para designar o leão, um dos predadores do impala.
O jogo é um tipo de pega-pega.
Regras
Todos os jogadores formam um círculo. Dois começam a brincadeira: um será o leão; o outro, o impala. O leão deve caçar o impala em um minuto, ziguezagueando entre os outros jogadores, enquanto esses gritam mbube, mbube. Se o predador não conseguir pegar sua presa no tempo determinado, será eliminado e se incorpora ao círculo dos companheiros. O grupo elege um novo leão. Se o leão pega o impala, se escolhe um outro para ser o fugitivo.
Todos os jogadores formam um círculo. Dois começam a brincadeira: um será o leão; o outro, o impala. O leão deve caçar o impala em um minuto, ziguezagueando entre os outros jogadores, enquanto esses gritam mbube, mbube. Se o predador não conseguir pegar sua presa no tempo determinado, será eliminado e se incorpora ao círculo dos companheiros. O grupo elege um novo leão. Se o leão pega o impala, se escolhe um outro para ser o fugitivo.
Fábula:
O Lobo e o Leão
Um lobo roubou uma ovelha e, depois de refletir por um instante, chegou à conclusão de que o melhor seria levá-la para longe do curral, com o objetivo de servir-se de sua refeição sem o indesejado risco de ser interrompido por alguém.
No entanto, seus planos mudaram de rumo bruscamente quando, no caminho, ele cruzou com um poderoso leão. Sem muita conversa, o leão deu um bote e tomou a ovelha.
Contrariado mas, mantendo uma distância segura do seu oponente, o lobo disse em tom injuriado, com uma certa dose de ironia:
- Você não tem o direito de tomar para si aquilo que, por direito, me pertence!
O leão, sentindo-se um tanto ultrajado pela audácia do seu concorrente, olhou em volta, mas como o lobo estava muito longe dele, percebeu que não valia a pena persegui-lo apenas para lhe dar uma lição. Então, o leão preferiu apenas se dirigir ao lobo com desprezo:
- Como pertence a você? Você por acaso a comprou, ou por acaso, terá o pastor lhe dado como presente? Por favor, me diga como você conseguiu essa ovelha para si...
Sem nada a dizer em seu favor, o lobo deu-se por vencido e se afastou.
Moral da história: Aquilo que se consegue pelo mau, pelo mau se perde.
Fonte:http://cantoseseusencantos.blogspot.com.br/2013/11/fabula-o-lobo-e-o-leao.html
Para o Injusto, a Justiça só Existe para Si...
O que se consegue fácil, se perde fácil
O que fez o Lobo naquele dia?
No seu caminho, ele encontrou com alguém que pudesse ser considerado amigo?
Ele planejava fazer alguma coisa depois de concluída sua tarefa inicial? O que seria?
Ele conseguiu alcançar seu objetivo conforme planejara? O que aconteceu em seguida?
Você seria capaz de relacionar o drama da fábula com alguma situação da vida real?
Você é capaz de explicar, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?
Você seria capaz de criar uma fábula?
Outra versão da fábula criada pelas crianças
Era uma vez um lobo muito malvado, andava pela floresta procurando suas vítimas.
Certo dia, andando distraído encontrou um leão.
O leão perguntou ao lobo:
_O que está fazendo neste lado da floresta? Não quero ver você por aqui de novo!Este é o meu território!
Enquanto isso não muito longe, os caçadores se preparavam para a caça.
Quando viram o lobo se aproximar, tentaram atirar, mas o lobo safado e esperto se fingiu de morto.
O leão vendo aquela cena correu em direção aos caçadores para atacá-los e no mesmo instante...
Os caçadores dispararam a arma.
Os dois animais da floresta estavam caídos em terra.
Os caçadores ficaram assustados e fugiram.
A esperteza do leão não foi diferente que a esperteza do lobo.
Os dois estavam vivos.
Nossos pequenos artistas! Parabéns!
Aprendendo mais...
-Identificar, ler e escrever as famílias silábicas das consoantes em estudo.
-Automatizar o processo de formação da leitura.
-Executar os exercícios corretamente bem como grafia.
-Apresentação da palavra chave L
E Ã O em
fichas( para cada criança) com letras separadas.
-Montar a Palavra LEÃO
-Aproveitar os recursos para explicar a junção das famílias silábicas.
-Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico,
cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.
-Trabalhar a junção e formação de palavras bem como pequenos
textos.
Em fichas poderão ser escritas palavras que começam com a
consoante.
- Aprendendo traçado da consoante.
Trace a consoante no chão, as crianças percorram o caminho
correto do traçado.
Peça para as crianças fazerem o traçado com o dedinho na
classe, no ar, no quadro e em seguida reproduzir no caderno. Aproveite explicar
novamente a junção e formação de palavras e frase.
-Montar um pequeno texto coletivo.
LEÃO LOBO
CAIXINHA DO LIVRO MÁGICO.
Confeccione uma caixinha em forma de LIVRO, esta caixinha será chamada CAIXINHA DO LIVRO MÁGICO.
As crianças deverão estar em forma de círculo, enquanto a caixinha do livro mágico passar deverá estar ligado o som com a música de Vinícius de Morais, O leão. Quando a música parar a criança que estiver com a caixinha na mão irá abrir e escolher a página ( a página deve ser em forma de envelope, e dentro do envelope letras em fichas na qual a criança irá formar a palavras). Ex: L E O A
Premiação ou pontuação ficará a cargo da professora.
Sugestões de atividades
Retiradas de vários blogs
- Respeito à vida
Quando cuidamos do meio ambiente, estamos não só melhorando a vida do planeta
como também demonstrando amor e respeito às outras espécies. O Leão nos faz
lembrar da selva. Uma sugestão interessante para seus estudos é pesquisar sobre
a vida dos animais selvagens. Você vai descobrir tantas coisas legais, mas
também vai descobrir que há muitos animais em ameaça de extinção. E como será
que ainda podemos ajudá-los?
Apesar de simples, este porta-lápis é uma maneira de reaproveitar um material
reciclável (Pet) de forma inteligente e útil. Descubra junto com a turma outras
atitudes inteligentes para contribuir com o meio ambiente.
Favorecer o entendimento de certos princípios da vida, como o de colaboração,
solidariedade, obediência às regras e competição.
Existe uma grande diversidade de animais, com hábitos e características
próprias que os diferenciam uns dos outros.Dinâmica:
Nos quatro cantos de uma quadra existiram quatro tipos de animais e ao centro está o caçador, como mostra o esquema:
leão
|
caçador
|
|
cobra
|
||
gato
|
foca
|
Dado o sinal de início, um monitor, gritará o nome de dois bichos e todos representantes desta espécie deverão trocar de lugar. O caçador irá persegui-los e todos que forem pegos terão pontos a menos para sua equipe!
Faremos isso várias vezes, algumas com mais de um caçador, e ao final contaremos os pontos de cada equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário