1ª Atividade:
O Gato
de Vinícios de Moraes
Conversar com os alunos sobre a proposta pedagógica; Expor o cartaz com o texto; Fazer leitura conjunta;
Pedir aos alunos que confeccione em massa de modelar
os objetos e animais que têm o nome destacado no texto;
Confeccionar máscara:
Reescrever o texto substituindo as palavras destacadas pelos trabalhos modelados;
Dramatizar a poesia
Filme: O gato de botas .
O Gato
Com um lindo salto
Lesto e seguro
O gato passa
Do chão ao muro
Logo mudando
De opinião
Passa de novo
Do muro ao chão
E pega corre
Bem de mansinho
Atrás de um pobre
De um passarinho
Súbito, pára.
Como assombrado
Depois dispara
Pula de lado
E quando tudo
Se lhe fatiga
Toma o seu banho
Passando a língua pela barriga.
2ª Atividade:
Não Atire o Pau no
Gato.
Estimular a capacidade auditiva das crianças; Favorecer o entendimento de certos princípios da vida, como o de colaboração, solidariedade, obediência às regras e competição. Aguçar a criatividade das crianças. Proporcionar a aprendizagem sobre animais domésticos e selvagens. DVD Não atire o pau no gato. Conversar sobre a não violência. Falar sobre animais domésticos e selvagens; Montar junto com os alunos uma coreografia da música; Apresentação da coreografia; Aplicar a dinâmica: Gatinha Parda. Oferecer gravura para as crianças pintarem e escrever sobre ela. Dinâmica Sugerida: Gatinha Parda Desenvolvimento: Crianças em roda cantando. Ao terminar, uma criança que deverá estar no centro de olhos vendados sairá à procura da companheira tocando a sua mão e dizendo mia gata. A outra responde. Pela voz, ela procura reconhecer a sua colega.
Apresentação da História
O Gato de Botas
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/gatodebotas.html
O Gato de Botas
Adaptado do conto de Charles Perrault
Um moleiro, que tinha três filhos, repartindo à hora da morte
seus únicos bens, deu ao primogênito o moinho; ao segundo, o seu
burro; e ao mais moço apenas um gato. Este último ficou muito
descontente com a parte que lhe coube da herança, mas o gato lhe
disse:
— Meu querido amo, compra-me um par de botas e um saco e,
em breve, te provarei que sou de mais utilidade que um moinho ou
um asno.
Assim, pois, o rapaz converteu todo o dinheiro que possuía num lindo par de botas e num saco para o seu gatinho. Este calçou as
botas e, pondo o saco às costas, encaminhou-se para um sítio onde havia uma coelheira. Quando ali chegou, abriu o saco, meteu-lhe
uma porção de farelo miúdo e deitou-se no chão fingindo-se morto.
Excitado pelo cheiro do farelo, o coelho saiu de seu esconderijo
e dirigiu-se para o saco. O gato apanhou-o logo e levou-o ao rei,
dizendo-lhe:
— Senhor, o nobre marquês de Carabas mandou que lhe
entregasse este coelho. Guisado com cebolinhas será um prato
delicioso.
— Coelho?! — exclamou o rei. — Que bom! Gosto
muito de coelho, mas o meu cozinheiro não consegue nunca apanhar
nenhum. Dize ao teu amo que eu lhe mando os meus mais sinceros
agradecimentos.
No dia seguinte, o gatinho apanhou duas perdizes e levou-as ao
rei como presente do marquês de Carabas. O rei ficou tão contente
que mandou logo preparar a sua carruagem e, acompanhado pela
princesa, sua filha, dirigiu-se para a casa do nobre súdito que
lhe tinha enviado tão preciosas lembranças.
O gato foi logo ter com o amo:
— Vem já comigo, que te vou indicar um lugar, no rio, onde
poderás tomar um bom banho.
O gato conduziu-o a um ponto por onde devia passar a carruagem
real, disse-lhe que se despisse, que escondesse a roupa debaixo de
uma pedra e se lançasse à água. Acabava o moço de desaparecer no
rio quando chegaram o rei e a princesa.
— Socorro! Socorro! — gritou o bichano.
— Que aconteceu? — perguntou o rei.
— Os ladrões roubaram a roupa do nobre marquês de Carabas!
— disse o gato. — Meu amo está dentro da água e
sentirá câimbras.
O rei mandou imediatamente uns servos ao palácio; voltaram daí a
pouco com um magnífico vestuário feito para o próprio rei, quando
jovem.
O dono do gato vestiu-o e ficou tão bonito que a princesa, assim
que o viu, dele se enamorou. O rei também ficou encantado e
murmurou:
— Eu era exatamente assim, nos meus tempos de moço.
O gato estava radiante com o êxito do seu plano; e, correndo à
frente da carruagem, chegou a uns campos e disse aos lavradores:
— O rei está chegando; se não lhes disserem que todos estes
campos pertencem ao marquês de Carabas, faço-os triturar como
carne para almôndegas.
De forma que, quando o rei perguntou de quem eram aquelas searas,
os lavradores responderam-lhe:
— Do muito nobre marquês de Carabas.
— Com a breca! — disse o rei ao filho mais novo do
moleiro. — Que lindas propriedades tens tu!
O moço sorriu perturbado, e o rei murmurou ao ouvido da filha:
— Eu também era assim, nos meus tempos de moço.
Mais adiante, o gato encontrou uns camponeses ceifando trigo e
lhes fez a mesma ameaça:
— Se não disserem que todo este trigo pertence ao marquês
de Carabas, faço picadinho de vocês.
Assim, quando chegou a carruagem real e o rei perguntou de quem
era todo aquele trigo, responderam:
— Do mui nobre marquês de Carabas.
O rei ficou muito entusiasmado e disse ao moço:
— Ó marquês! Tens muitas propriedades!
O gato continuava a correr à frente da carruagem; atravessando um
espesso bosque, chegou à porta de um magnífico palácio, no qual
vivia um ogro que era o verdadeiro dono dos campos semeados. O
gatinho bateu à porta e disse ao ogro que a abriu:
— Meu querido ogro, tenho ouvido por aí umas histórias a
teu respeito. Dize-me lá: é certo que te podes transformar no que
quiseres?
— Certíssimo — respondeu o ogro, e transformou-se num
leão.
— Isso não vale nada — disse o gatinho. - Qualquer um
pode inchar e aparecer maior do que realmente é. Toda a arte está
em se tornar menor. Poderias, por exemplo, transformar-te em rato?
— É fácil — respondeu o ogro, e transformou-se num
rato.
O gatinho deitou-lhe logo as unhas, comeu-o e desceu logo a abrir
a porta, pois naquele momento chegava a carruagem real. E disse:
— Bem vindo seja, senhor, ao palácio do marquês de Carabas.
— Olá! — disse o rei — que formoso palácio tens
tu! Peço-te a fineza de ajudar a princesa a descer da carruagem.
O rapaz, timidamente, ofereceu o braço à princesa e o rei
murmurou-lhe ao ouvido:
— Eu também era assim tímido, nos meus tempos de moço.
Entretanto, o gatinho meteu-se na cozinha e mandou preparar um
esplêndido almoço, pondo na mesa os melhores vinhos que havia na
adega; e quando o rei, a princesa e o amo entraram na sala de
jantar e se sentaram à mesa, tudo estava pronto.
Depois do magnífico almoço, o rei voltou-se para o rapaz e
disse-lhe:
— Jovem, és tão tímido como eu era nos meus tempos de moço.
Mas percebo que gostas muito da princesa, assim como ela gosta de
ti. Por que não a pedes em casamento?
Então, o moço pediu a mão da princesa, e o casamento foi
celebrado com a maior pompa. O gato assistiu, calçando um novo par
de botas com cordões encarnados e bordados a ouro e preciosos
diamantes.
E daí em diante, passaram a viver muito felizes. E se o gato às
vezes ainda se metia a correr atrás dos ratos, era apenas por
divertimento; porque absolutamente não mais precisava de ratos
para matar a fome...
Dramatização da História
Realizada no ano 2011 Alunos do 1º aninho Professora Edelice
3ª Atividade: Favorecer o aprendizado das figuras geométricas; Desenvolver a coordenação motora, o raciocínio criativo e a inteligência das crianças; Estimular os hábitos de responsabilidade e cooperação entre as crianças. Expor a letra da poesia; Fazer a leitura conjunta; Cantar com as crianças ; Montar junto com os alunos a coreografia da música; Escolher a equipe de alunos que apresentará esta coreografia; fazendo dobradura do gato; Pedir aos alunos que façam a troca das dobraduras entre eles e pintem. Letra da Música Sugerida: Gute, A Gata Dengosa Coleção Educação e Didática, Editora Claranto (música: Sambalelê) Gute é uma gata gulosa. Gute é uma gata xereta, Gute derruba os gatinhos Que estão dormindo na cesta. Gute, Gute, gata gulosa. Gute, Gute, gata dengosa. Você é tão linda gatinha. No meu lar você é rainha. 4ª Atividade: Música História de uma Gata. Os Saltimbancos Estimular o desenvolvimento integral das crianças; Enriquecer o vocabulário das crianças; Possibilitar às crianças o acesso a um novo tipo de brincadeira; Reforçar hábitos de higiene nas crianças. Expor a letra da música; Fazer a leitura conjunta; Cantar com as crianças acompanhando o CD; Pedir que as crianças apontem na música, palavras que não sabem o significado; Pedir que façam anotações sobre o significado das palavras até então desconhecidas e crie uma frase; Apresentar a História muda e fazer questionamento sobre ela; Ensinar noções de higiene a partir da História; Pedir para as crianças trazerem de casa figura de gatos, gatos de pelúcia e de outros materiais. Letra da Música Sugerida: Os Saltimbancos -
História De Uma Gata
Chico Buarque
Composição: Enriquez/Bardotti - versão:
Chico Buarque
Jumento: Querem saber?
Sinto-me melhor agora que somos três.
Gata: Quatro! Cachorro: Que? Quem está aí? Gata: Sou eu, estou aqui na árvore, miau, eu sou uma gatinha. Cachorro:Au au Gata: ui ai Jumento: Para, cachorro. 1ª lição do dia, o melhor amigo do bicho é o bicho. E você gata desce da arvore. Gata: Depende do programa. Galinha: Nós vamos à cidade, vamos fazer um cocococo
junto você também sabe
cantar a sim, infelizmente...
Todos(menos a gata): Infelizmente? ? ? Gata: Porque fazer um som não foi nada joia pra mim. Jumento: Perdão como disse? Gata: Porque cantar um musica me custou muitíssimo, miau. Todos(menos gata): Conta. Me alimentaram Me acariciaram Me aliciaram Me acostumaram O meu mundo era o apartamento Detefon, almofada e trato Todo dia filé-mignon Ou mesmo um bom filé...de gato Me diziam, todo momento Fique em casa, não tome vento Mas é duro ficar na sua Quando à luz da lua Tantos gatos pela rua Toda a noite vão cantando assim Nós, gatos, já nascemos pobres Porém, já nascemos livres Senhor, senhora ou senhorio Felino, não reconhecerás De manhã eu voltei pra casa Fui barrada na portaria Sem filé e sem almofada Por causa da cantoria Mas agora o meu dia-a-dia É no meio da gataria Pela rua virando lata Eu sou mais eu, mais gata Numa louca serenata Que de noite sai cantando assim Nós, gatos, já nascemos pobres Porém, já nascemos livres Senhor, senhora ou senhorio Felino, não reconhecerás
5ª Atividade: Música Gata Miadeira.
Incentivar a criatividade das crianças; Estimular a imaginação; Possibilitar momento de descontração para as crianças; Proporcionar aprendizagem sobre algumas das diferentes raças de gatos. Expor a letra da música; Possibilitar momento de descontração para as crianças; Proporcionar aprendizagem sobre algumas das diferentes raças de gatos. Expor a letra da música; Fazer leitura conjunta; Cantar com as crianças; Falar sobre as diferentes raças de gatos com o auxílio das gravuras que os alunos trouxeram e de outras já pré-selecionadas; Aplicar a dinâmica: jogo Pobre Gatinho. Distribuir Chamex para as crianças e pedir que desenhem e escrevam sobre a raça que mais gostou. Entregar convite aos pais para prestigiarem o encerramento da proposta. Dinâmica Sugerida: Pobre Gatinho Desenvolvimento: as crianças formarão um circulo, uma ficará no centro e será o gatinho. Ao sinal, o gatinho sairá andando pelo circulo e abaixará perto de uma criança, dando três miados. Cada vez que miar, o companheiro deverá dizer: Pobre Gatinho. Se conseguir ficar sério, o gatinho continuará no meio. Do contrário, trocarão de lugares. Música Sugerida: Gata Miadeira Miau, miau, miau, fez a gatinha. Miau, miau, miau, {a noite inteira} 2x Oh, minha vizinha, deixe de besteira Leve esta gata tão miadeira Lá pro Parque Municipal onde ela vai fazer carreira. Miau, miau, miau, fez a gatinha. Miau, miau, miau, a noite inteira - 2x
Integração
Disciplinas e Assuntos Abordados: • Linguagem: Leitura e escrita; textos; vocabulário. • Matemática:adição e subtração • Ciências: Higiene; Animais domésticos e selvagens. • Linguagem Plástica: Trabalho com massa de modelar; desenhos; pinturas, dobraduras. • Linguagem Corporal: Coreografias; jogos; • Linguagem Musical: Músicas relacionadas à palavra geradora. • História: Estudo das raças de gato existentes. |
Conclusões e Aplicações
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Atividades Pedagógicas
Meus trabalhos pedagógicos-Introduzindo consoante G
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