Atividades Pedagógicas

Atividades Pedagógicas
Atividades Pedagógicas Professora Edelice

Meus trabalhos pedagógicos-Introdução consoante J


Introduzindo a Consoante J

Proporcionar aos alunos, uma aprendizagem prazerosa por meio de um trabalho interdisciplinar, que tem por base o brincar e as atividades lúdicas, e que valoriza a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade procurando desenvolver hábitos de leitura e escrita.
 A cada atividade trabalhada estabelecer um diálogo com os alunos sobre os objetivos que deverão ser trabalhados e estabelecer metas e conclusões sobre as descobertas.

Sensibilização:
-Aperfeiçoar a leitura e a escrita das crianças, aplicando a consoante j e as consoantes em estudo, em palavras e frases,.
-Incentivar a criatividade das crianças na criação de histórias, dramatizações, representações de desenhos e modelagens.
-Estimular a motricidade desenvolvendo atividades variadas.
-Ampliar o universo cultural das crianças ouvindo e contando fatos, acontecimentos do dia, da semana,ou assuntos em estudo.

1ª etapa: 
-Conversar com os alunos sobre o jacaré
-Conhecimento prévio
-Quem são? Onde vivem? Como se reproduzem? O que comem?
-Em seguida o professor fará colocações sobre o animal e orientará a turma para uma pesquisa.
-Expor o cartaz com a poesia, O JACARÉ·...

Jacaré lava o pé


O jacaré esfrega o pé 
com água e sabão 
Enxágua e repete 
trinta vezes a operação 
Se acha uma craquinha
começa tudo outra vez.
Imagine a conta d'água 
no final do mês! 
 Molho pardo com guisado? 
Jacaré acha engraçado
Feijão com ovo?
Jacaré grita: de novo!
Biscoitinhos de baunilha?
O jacaré distribui pra família.
Não tem jeito!
Jacaré quando lava o pé,
só pára quando quer. 


Fazer leitura conjunta e de várias formas.
-Questionamento sobre a poesia
-Declamar com os alunos
-Criar melodia
-Circular no cartaz as palavras que iniciam com J
-Pedir aos alunos que confeccione em massa de modelar os objetos e animais que têm o nome destacado no texto;
-Confeccionar máscara do jacaré
-Apresentar em dupla a poesia

- Dramatizar a poesia
-Escrever com as letras de E.V.A. as palavras circuladas no cartaz, as palavras referentes a inicial j:
-Cantar com entonação e ritmo com o uso da máscara


2ª etapa:
-Estimular a capacidade auditiva das crianças; SABER OUVIR E FALAR NA HORA CERTA.
-Favorecer o entendimento de certos princípios da vida, como o de colaboração, solidariedade, obediência às regras e competição. 
-Respeito ao próximo
-Aguçar a criatividade das crianças.Fazer pesquisas sobre o animal.
-Proporcionar a aprendizagem sobre ambiente e os seres vivos
-Conversar sobre a não violência e a preservação da espécie.
-Falar sobre animais domésticos e selvagens;

 História O jacarezinho Egoísta 

O JACAREZINHO EGOÍSTA

Tema: Respeito ao próximo.

Ciclo: Pré primário e primário
          Era ma vez... uma lagoa muito bonita. Com bastante água límpida. Ali morava um jacarezinho valente e muito orgulhoso. Vivia muito feliz, nadava naquelas águas claras passando horas refrescando-se. Só que ele era muito egoísta Quando estava na lagoa, ninguém mais lá podia ir, pois o valentão tomava conta de tudo. E assim foi até certo dia, quando não havia água lá na casa de dona Pata. Dona Pata estava triste, pois os três patinhos mais bonitos da cidade não podiam tomar banho e o pior é que eles tinham que ir a festa dos pintinhos amarelos.
          A mamãe, mandou os patinhos à lagoa para se banharem.
          Lá se foram eles com seus passos miúdos cantando contentes. Mas, oh! tristeza!.. lá na lagoa estava o jacarezinho todo valente gritando:
          _Que vieram fazer aqui seus malandros?
          _Viemos tomar banho, responderam delicadamente os patinhos.
          E nesta bonita lagoa é que vocês querem tomar banho? Aqui não é lugar para banhos, seus atrevidos! Disse irritado o jacarezinho. Continuem sujos. Para que Patos querem ficar limpos?
          _Mas nós vamos à festa dos Pintinhos, e sujos não podemos dançar e nem brincar, insistiram os Patinhos. Não e não, esta lagoa é minha e ninguém pode aqui entrar.
          Os Patinhos assustados, correram logo para casa. Dona Pata, diante disso, ficou indignada, enchendo-se de coragem foi ver se com boas maneiras, conseguiria convencer o jacarezinho a deixar os seus filhinhos, tomarem banho na lagoa. Por favor senhor jacaré, meus filhos precisam tomar banho.
          _Eles que tomem banho em casa. Ora essa. Por acaso, aqui é banheiro? Retrucou ele com maus modos.
          Meu amigo, escute por favor: Lá em casa não há água. E os Patinhos precisam ficar bem limpos hoje. Porque? Para que Pato precisa ficar limpo? Rosnou o valentão. Dona Pata já estava perdendo a paciência, mas continuou bem educada e disse: Os Patinhos trarão doces para o senhor. Qual é o doce que prefere? Continuou dona Pata ainda com paciência.
          Eu não gosto de doce nenhum! Eu não quero nada. Só quero sossego. Não preciso de doces de ninguém. Está ouvindo? Já disse e repito, esta lagoa é só minha e quero que todo mundo saiba disso, ouviu dona Pata? Dona Pata perdeu então a paciência e até se esqueceu de que era bem educada e boazinha. Muito zangada, disse ao jacarezinho egoista:
          _Deixe estar, esta lagoa um dia vai secar, escute bem, esta lagoa um dia vai secar... E foi-se embora muito triste por precisar falar estas coisas tão ruins ao Jacarezinho. Este se acomodou na lagoa e lá ficou para tirar uma soneca. O sol estava quente
          O calor dava moleza, mas a água estava gostosa.
          Acontece porém, que lá no alto, lá no céu, mais alto do que voam os passarinhos e passam os aviões barulhentos, está o Papai do Céu. Ele viu e ouviu tudo. Ficou com muita pena dos Patinhos e muito triste com o jacarezinho. Onde já se viu? A lagoa é de todo mundo. O jacarezinho, precisava saber disso. Não é bonito ser assim egoísta. Ele devia ser bom e gostar de todo mundo. Então o Pai do Céu, conversou com o Sol, que já vinha de muito tempo, aborrecido com o danado jacaré. Este aqueceu tanto a água da lagoa que ela se foi evaporando, evaporando.... e a lagoa, ficou sem uma gota de água, seca, seca...
          Quando o jacarezinho viu, estava todo cheio de barro. Será que estou sonhando? Disse desapontado. Ah! já sei. Dona Pata, disse que a lagoa iria secar.
          E secou mesmo. Que infelicidade, meu Deus! Também fui muito egoísta. Perdão, perdão, Papai do Céu, dizia tão aflito que fazia dó. Ele chorou tanto e ficou tão arrependido que o Papai do Céu ficou com pena dele.
          Agora eu sei o quanto é ruim a gente ficar sujo e não ter água para o banho. Perdão, perdão Papai do Céu.
          Logo depois começou a chover forte e bastante. Choveu tanto que a lagoa ficou novamente cheia de água límpida e gostosa. O jacarezinho todo feliz porque afinal o Papai do Céu o havia perdoado, foi correndo buscar os Patinhos para nadarem. E ainda deu tempo para tomarem bons banhos. E os três Patinhos, muito bonzinhos, trouxeram uma porção de doces gostosos para o jacarezinho que não era mais egoísta.
          E nunca mais a lagoa secou, e o jacarezinho continuou sempre bom.

Fonte:http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia75.htm



 Dramatização da história
Alunos do 1º aninho 2011 Professora Edelice






















Momento do conhecimento sobre o animal 

                                        CONHECENDO NOSSO AMIGO JACARÉ

Os répteis comumente conhecidos como jacarés pertencem à família dos Crocodilianos, que engloba 22 espécies, 6 das quais são registradas para o Brasil. 
Os ovos fertilizados são, então, envolvidos por uma casca rígida e grossa e, após uma a três semanas, a fêmea deposita de 15 a 50 ovos no interior de um ninho previamente construído por ela, mas não os choca, como fazem as aves. Esse ninho pode ser um amontoado de folhas e gravetos, como o do jacaré-de-papo-amarelo, ou de buraco escavado no solo, como o dos crocodilos.

O período de incubação (desenvolvimento dos embriões) pode durar de 40 a 100 dias, a depender da temperatura no interior do ninho. Durante a incubação, as fêmeas (e em algumas espécies, também os machos) protegem o ninho. Ao final desse período os filhotes já formados, ainda no interior dos ovos, começam a emitir sons que estimulam os pais a escavarem o ninho e quebrarem os ovos, facilitando a sua saída.

Os filhotes nascem com cerca de 20 centímetros e 30 gramas de peso. Por volta dos sete anos de idade, esses animais estarão prontos para se reproduzir. Das 22 espécies de crocodilianos, 17 estão ameaçadas de extinção, devida principalmente à caça e à destruição de seus habitat.

Saiba tudo sobre o jacaré de papo amarelo

Nome: Jacaré de papo amarelo
Nome científico: Caiman latirostris
Habitat: Rios e lagos da Mata Atlântica
Tamanho: chega a medir 2,5 metros de comprimento (os maiores crocodilianos da atualidade raramente ultrapassam 6 metros)
Alimentação: Alimenta-se de invertebrados, como insetos e caracóis, e de pequenos vertebrados, como peixes e aves
Tempo médio de vida: Como todos os crocodilianos, tem uma vida longa e, provavelmente, pode ultrapassar os 50 anos de idade
Gestação: As fêmeas colocam até 60 ovos por postura, que eclodem depois de 60 a 90 dias de incubação
Curiosidades:
Os jacarés, juntamente com seus primos crocodilos e aligátores, surgiram na face da Terra há pelo menos 200 milhões de anos. Contemporâneos dos grandes dinossauros, também atingiram tamanhos gigantescos.
Os jacarés sempre mostraram-se muito bem adaptados às condições de vida do planeta, sobrevivendo, inclusive, aos fatores que determinaram a extinção dos dinossauros.
Apenas o homem, através da caça excessiva, poluição das águas e desmatamento, conseguiu colocar em risco a sobrevivência desses animais. Esse é o caso do jacaré-de-papo-amarelo.

Ao contrário dos mamíferos, quanto mais velho, torna-se maior e mais forte. Os machos defendem territórios e formam haréns de fêmeas.
Embora seja considerado ameaçado de extinção, os pesquisadores acreditam que a espécie esteja se recuperando e que, em breve, não esteja mais nessa situação.

Aplicar a dinâmica:
Cuidado com o jacaré

Distribuir nomes de animais (fichas) que vivem no pântano, principalmente os que são devorados pelo jacaré.
Um aluno será o jacaré, os demais terão que fugir do jacaré para não ser devorado por ele. 
Aquele que o jacaré pegar será eliminado. 
Vencerá o último que for pego, substituindo o mesmo.

OBJETIVO
-Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.
-Automatizar o processo de formação.
-Empregar corretamente o uso das famílias.
-Treinar a escrita.
-Executar os exercícios corretamente.
-Apresentação da palavra chave J A C A R É  em fichas com letras separadas
-Montar a Palavra JACARÉ
-Aproveitar os recursos para explicar a junção das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras e brincadeiras.
-Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.
-Trabalhar a junção
Em fichas poderão ser escritas palavras que começam com a consoante.
Cada criança no seu devido momento irá virar a ficha e fará colocações sobre a gravura ou palavra. ( janela, juba, João, jogo...)A professora também poderá fazer colocações, mas deverá ter cuidado para não repreender a criança se apresentar erros.

- Aprendendo traçado da consoante.
Trace  a consoante no chão, as crianças percorram o caminho correto do traçado.
Peça para as crianças fazerem o traçado com o dedinho na classe, no ar, no quadro e em seguida reproduzir no caderno. Aproveite explicar novamente a junção e formação de palavras e frase.
As crianças poderão citar mais palavras, é bom aproveitar o vocabulário, para ampliar o conhecimento.

Sugestões de atividades


















Nenhum comentário:

Postar um comentário