Atividades Pedagógicas

Atividades Pedagógicas
Atividades Pedagógicas Professora Edelice

Meus Trabalhos pedagógicos-Introduções consoantes B-C-D

Introdução da consoante B
Boneca de lata
Trabalho realizado no ano 2011
Professora Edelice
1-Leitura oral pela professora

             Boneca de lata



                              Eliana

Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão...
levou quase uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o ombro no chão...
Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui, desamassa ali,
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o outro ombro no chão...
levou mais de três horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
2-Comentários sobre a leitura
3-Confecção da boneca e do boneco de lata
4-Cada criança apresenta o seu boneco, e conta a história do mesmo.
Atribui um nome.














                                                                 5-Apresentação da música








Apresentação da música Boneca de lata


OBJETIVO
6-Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.Automatizar o processo de formação.Empregar corretamente o uso das famílias.Treinar a escrita.Executar os exercícios corretamente.
7-Apresentação da palavra chave BONECA em fichas com letras separadas 
8-Montar a Palavra B O N E C A 
9-Aproveitar os recursos para explicar a junção das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras.Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.


10-Confecção das capinhas com a consoante B e as vogais.
Trabalhar a junção.


11-É importante que a professora apresente uma boneca de lata com avental. Dentro deste avental poderá ser colocado gravuras ou objetos que começam com a consoante B. Cada criança no seu devido momento irá retirar do avental e fará colocações sobre a gravura ou objeto. (bola, bolita, boneca, bico, bolo, boca, boné, bule...). A professora também poderá fazer colocações, mas deverá ter cuidado para não repreeder a criança se apresentar erros.

12- Aprendendo traçado da consoante.
Trace  a consoante no chão e peça para que as crianças percorram o caminho correto do traçado.
Peça para as crianças fazerem o traçado com o dedinho na classe, no ar, no quadro e em seguida reproduzir no caderno. Aproveite explicar novamente a junção e formação de palavras e frase.

13- No caderno 


B-B-B-B-B
 A-E-I-O-U
BA-BE-BI-BO-BU
b-b-b-b-b-
a-e-i-o-u-
ba-be-bi-bo-bu
babá-Bibi-Bobi-Bia-boi-boa-baú
bobo-boba-bebe-bebeu- bebê
Bia é a babá.
A babá é boa.






























Introdução da consoante C

                               CASA
                        

· Relacionar as situações do dia- a- dia da criança e suas relações umas com as outras;
· Comparar o mundo social (família, vizinhos, amigos) com o mundo físico (animais, vegetais, clima) e cultural;
· Observar e relatar problemas e progressos existente entre passado e presente;
· Explorar diversos grupos humanos, sucessão do tempo e as modificações ocorridas;
· Destacar o papel do homem como ser transformador;
· Identificar diversos tipos de moradias durante nossa História e suas modificações;
· Condições climáticas de cada região e suas construções;
· Vivenciar os contos de fada com as respectivas moradias;
· Localizar-se no tempo e espaço fazendo uma correlação entre a realidade e a fantasia.
Observar a importância do lar e dos bons sentimentos na construção da felicidade.

Este tema tem como objetivo centralizador a vivência de cada criança em seu cotidiano, seu grupo social, cultural e valores. Encaminhando-se para outras culturas, pesquisas, que serão vinculadas ao tema principal.

·
O cotidiano da criança (família, escola, comunidade)
· Partes da casa
· Tipos de moradia
· Localização (Regiões)
· Clima
· Grupos sociais
· Animais de certas regiões
· Sistema de numeração decimal (dezena)
· Noção de quantidades com números maiores que 10; 
· Introdução ao sistema decimal (dezena e unidade);
· Noções de adição e subtração;
· Dramatização
· Debates na roda.

1ª ETAPA·
1-Conhecimento prévio
Cada criança na roda da conversa, falará de sua família e sua casa e contando sobre o seu dia a dia.
2-Confecção de personagens da família e casa (montar maquete com massinha de modelar) 
3-· Parte da casa (cômodos, móveis, objetos).
2ª Etapa: 
· Introdução aos tipos de moradia;
· Pesquisa das construções em diferentes climas e regiões;
· Grupos sociais que habitam em Planalto;
· As diferenças entre cidade e campo;
3ª Etapa:
Todos temos lugar para morar. Vamos conhecer a moradia de algumas espécies?· Casinhas de bichos;· Ambientes, clima, região de vivem alguns animais.
4 Etapa
· Música: A casa;Vinícius de Moraes

A Casa


Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero
  
Vinícius de Moraes

-Leitura oral pela professora
-Trabalhando a poesia...Interpretação oral...
-Declamar a poesia
-Cantar 
-Dramatizar
-.Dobradura da casa com uma história

VILA FELIZ (História com Dobradura)
Texto e diagrama para a atividade
Rita Foelker
Um quadrado de papel para dobrar, folha de cartolina ou papel Kraft, material de pintura.

Era uma vez alguém que ganhou um livro (1).
E ao abrir este livro, conheceu um mundo novo (2). Era como se a janela da sua alma se abrisse (3) para uma nova realidade.
E, então, resolveu sair em busca de tudo o que havia visto naquelas páginas.
De um lugar onde houvesse ao mesmo tempo carinho compartilhado e oportunidades de servir, mas onde se pudesse aprender lições importantes, enriquecendo a inteligência.
Um lugar onde exercitar todos os dias as virtudes que nos conduzem à felicidade e onde a felicidade, mais do que em qualquer outro lugar, tivesse chance de nascer, como o Sol, todos os dias.
Só que ele descobriu que este lugar não existia! Cada criatura é que precisava construí-lo, com seus sonhos (4), com seus sentimentos, com sua dedicação (5), com pequenos gestos de atenção. E ao construí-lo...
… compreendeu o que ele era. Era o LAR.
 Proporcionar um momento de reflexão.
Qual é o ingrediente mais importante de um lar feliz.
Escreva este ingrediente que achou mais importante na casinha, coloque seu nome e pinte como quiser.
Criar uma vila ou uma cidade, colando as dobraduras casinhas no modo que formem ruas, praças. 
Vocês já imaginaram como seria uma cidade em que todas as casas fossem assim. 
Como as pessoas viveriam? E as crianças? E os idosos?
5 Etapa
Atividades com a letra c
CASA começa com que letrinha?
Que outras palavrinhas começam com essa letra?
A professora poderá registrar no quadro as palavras citadas pelos alunos...
Após a explanação a professora poderá apresentar para as crianças uma casinha.
Nesta casinha ela poderá por objetos que iniciam com a letra c. Ex: cama, caco, cuia, cueca, cabo,coco, cuíca,cavalo,cão,camelo, cabelo etc... (poderá ser desenhos)
Um de cada vez sob a orientação da professora irão retirar um dos objetos, ou desenhos, dizer a palavra. Numa mesa separada a professora poderá deixar fichas prontas com as letras que formam a palavra e na outra a palavra completa. A criança tentará identificar as letras e formar a palavra correta.
Exemplo de fichas. CASA  
C    A   S  

Após este trabalho passaremos para o traçado da letrinha. A professora deverá deixar claro...
O primeiro ponto a esclarecer é o seguinte: há uma diferença entre letras e fonemas. Os fonemas são os sons da fala. No plano do ensino da língua, os fonemas são assim classificados: vogais, consoantes e semivogais. As letras, na escrita, representam os fonemas ou os sons da fala. Quase sempre as pessoas, educadores, professores, experientes no magistério, são "leigas", isto é, desconhecem linguisticamente o processo de alfabetização.
As letras representam os fonemas, como disse, mas não dão conta do número de fonemas. Por isso, algumas letras têm mais de um som, dependendo da posição que se encontram no interior da palavra. Dizemos que é uma correspondência equívoca: as letras não correspondem exatamente os sons da fala e vice-versa. Assim, escrevemos letras, mas o fonema (vogais, consoantes e semivogais) só escuta, quando transformamos as letras em fonemas no decorrer da leitura ou soletração. Os linguistas e os próprios gramáticos convencionaram o seguinte: quando se trata de letra, minúscula ou maiúscula, é assim a, A, b, B, c, C e uma infinidade de tipos.
A letra C, por exemplo, dependendo do ambiente fonológico pode ter dois sons distintos: se a letra C está diante das letras O, A e U, terá som de /k/, portanto a consoante é /Ka

A criança tendo conhecimento poderá fazer tranquilamente o trabalho das junções.
Traçando a letrinha C
A professora poderá traçar no centro da sala no chão a letrinha, cada criança por sua vez fará o caminho correto do traçado. Depois poderão fazer no ar, na classe, no quadro e por fim no caderno.
A professora poderá usar as capinhas com as vogais e fazer a dramatização da junção, primeiramente 
CA -CO -CU
Em seguida explicar as demais. Poderá usar a consoante B já estudada para formação de palavras.

No caderno registrar
CA-CO-CU
ca- co-cu
cai- caiu-coco-cuca-Cacá
Caio-cueca-cuíca-coa-cuia -caco-
coca-cabo-boca-beco-bico

Criar uma vila ou uma cidade, colando as dobraduras casinhas no modo que formem ruas, praças. 












































Atividades:












































Outras Sugestões:


A CASA E SEU DONO

Essa casa é de caco
quem mora nela é o macaco.

Essa casa é de cimento
quem mora nela é o jumento.

Essa casa é de telha
quem mora nela é a abelha.

Essa casa é de lata
quem mora nela é a barata.

Essa casa é elegante
quem mora nela é o elefante.

E descobri de repente
que não falei em casa der gente.

ELIAS JOSÉ

  -Brincar com rimas
• Expor várias histórias infantis para que os alunos escolham cada dia uma história diferente, será lidas na versão tradicional, mas também outras edições do mesmo conto com relatos diferentes;
• Dar ênfase sempre nos diferentes tipos de moradias que são expostos em cada história;
• Conversar sobre como é a casa em que vivemos;
• Nomear os objetos que temos em cada uma das dependências da casa;
• Propor aos alunos que encenem situações vividas em seus lares, como: hora das refeições, banho, hora de dormir, etc.
• Confecção das casas dos três porquinhos; 
• Confecção da casa do João de barro;
• Confecção do castelo da Rapunzel;
• Confecção da casa de doces de João e Maria;
• Confecção do sitio do pica –pau amarelo;
• Confecção de edifícios;
• Desenhos;
• Dobraduras (personagens);
• Pinturas;
• Recontar as histórias, mudando o final, os personagens, as casas, etc...
• Escrita espontânea dos nomes dos personagens de cada história e dos títulos das histórias;
• Recortes;
• Mural com recortes de revistas com as diferentes dependências de uma casa;
• Solicitar fotos dos alunos em seus lares pra colocar no mural;
Recortar palavras que começam com c e colar no caderno ou fazer painel da consoante.

 Introdução da consoante D

Leitura oral pela professora
Conversa dirigida
Declamar a poesia
Pedir para que as crianças repitam as frases lidas pela professora 
Ajudar as crianças a encontrar e pintar no texto as palavras que começam com D.
Proporcionar uma conversa informativa sobre os dentinhos do Dudu.
Quais as causas da dor de dente?
Dudu devia mesmo  procurar o dentista?
O que devemos fazer para deixar os nossos dentinhos saudáveis?
A professora poderá aproveitar a oportunidade de chamar uma dentista para orientar as crianças sobre os cuidados com os dentinhos.
Orientações sobre higiene Bucal realizada pela Doutora Natália


 Em seguida os alunos poderão colocar o que aprenderam...














    Dentes: 
Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.
A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento

pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, 

como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.



Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos 

de alimentos retidos entre os dentes. 
A limpeza correta dos dentes 
impede a formação das cáries. 
É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.

Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos 
higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.


Destaque também a importância de escovar os dentes todos os dias após as refeições.


Vamos trabalhar coma a letrinha D?
Vamos desenhar o Dudu bem feliz, sem dor de dente?
Deixar que a criança desenhe sem interferência da professora.
Como Dudu se sente sem a dor que o incomodava?
Agora vamos aprender como é o traçado da letrinha?
Nome de letra?
Som da letra?
Fazer o traçado da letra em um pedaço de cartolina com o desenho de um dente.
Colar na letrinha traçada, bolinhas de papel crepon.

Fazer o traçado da letrinha no caderno.
Se juntarmos a letrinha de com as vogais, como ficará?
Vamos descobrir?
DA-DE-DI-DO-DU
da-de-di-do-du
dado-dedo-dia-dói-dou-Didi
Dedé- Dudu- dá- Dida
Duda-cada-cadeado- cabide
O dado é de Duda.
Após leitura oral coletiva, pode-se fazer leituras diversificadas:
em tom baixo, alto, médio, gritando, normal, só meninos, só meninas....
Atividades:














 Muito bom para junção: Dramatizar














































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